Infelizmente meu retorno a blogosfera com o Blog do Vasco foi em um momento muito conturbado. Mas vou aproveitar e reinaugurar o blog com uma análise sobre essa crise do vasco.
O Vasco fez algo que eu nunca imaginei que iria acontecer novamente, que foi perder as 3 primeiras partidas do limitado campeonato carioca, feito que tinha acontecido pela ultima vez em 1984, sendo que em 84, uma das derrotas foi para o bangu, que era um bom time na época. Mas em 2011 não tem nenhuma desculpa, pois perdeu para os esforçados, porém limitados Resende, Nova Iguaçu e Boavista.
Depois da última derrota, os torcedores, com razão, pediram mudanças e elas vieram, aliás, até mais mudanças do que era esperado. Que o PC Gusmão iria cair era fato, apesar de ser uma solução meia boca, tendo em vista que mesmo que mude o técnico, os jogadores serão o mesmo, sempre é assim... O time iria ganhar um gás, mas por ser limitado, após algumas rodadas, voltaria a apresentar esse futebol mediocre e abaixo dos padrões de um time como o Vasco da Gama. Mas eis que o Dinamite, em um ato inesperado, afasta os dois melhores jogadores do elenco(pelo menos na teoria), punindo assim não só o técnico, como é costume, como também os jogadores. Dentre os muitos erros cometidos pelo Dinamite, esse foi um dos poucos acertos na minha opinião. Se a diretoria tem peito de afastar os dois principais jogadores do time, imagina o que ela é capaz de fazer com um jogador sem tanta importancia dentro do elenco?
PC Gusmão
Não é o único culpado da situação vergonhosa do Vasco, pois ele não tinha jogadores de alto nível para escalar, e ainda as peças que funcionaram no passado, começaram o ano rendendo muito abaixo do esperado, como Ramon, Carlos Alberto, Felipe e Eder Luis, além de não poder contar com os reforços nas duas primeiras partidas. Mas por outro lado, ele não tinha controle sobre o grupo, mexeu mal no time durante os jogos e insistiu em um esquema tático que não estava dando certo. Minha única preocupação com a demissão do PC é quem será seu substituto, pois não tem treinador em um nível acima do PC disponível no mercado. Trocar seis por meia dúzia não vai resolver o problema.
Carlos Alberto
Jogou muito em 2009 na campanha da volta a série A do Brasileirão e só, em 2010 quase não jogou, passando muito tempo no departamento médico, e durante esse tempo foi visto várias vezes em baladas, ingerindo bebidas alcoolicas, coisas não aconselháveis para quem estava em tratamento de lesões, além disso, corria o boato que ele fazia o que quizesse em São Januário. Chegou 2011 e prometeu que seria o "seu ano" mas teve atuações bisonhas nos 3 jogos. Mais uma vez ele demonstra que não amadureceu como pessoa e vai sair de mais um clube envolvido em polêmica.
Felipe
Apesar de algumas boas exibições ano passado, ainda não se readaptou ao futebol brasileiro. Era um dos poucos ídolos vascaínos em atividade no futebol, mas não estava preparado para voltar ao futebol brasileiro. Esquecer como jogar bola ele não esqueceu, só está tendo dificuldade em encaixar seu futebol. Se ele, assim como o Carlos Alberto, cometeu atos de indisciplina para com a diretoria, eu concordo com a rescisão do contrato dele também, mas se o afastamento é só por questão técnica, vale a pena insistir um pouco mais com ele, até porque falta no mercado um substituto a ele. Na minha opinião, barrava ele até passar a crise e depois reitegrava ele no elenco e ia colocando para jogar aos poucos, para ganhar confiança.
Dinamite
Seu grande e único feito até hoje foi ter tirado o Eurico Miranda do poder. Depois disso tomou decisões equivocadas, tomou atitudes erradas, enfim fez lambança. Primeiro, antes da eleição falou que o Vasco tinha uma fila de patrocinadores esperando ele ser eleito, aí ele vai nessa "fila" e escolhe um patrocinador que estava na cara que daria problema. O Flamengo sofreu anos com a liberação da verba da Petrobras por causa das tais CND, Era bem provável que o Vasco, na situação financeira que se encontrava, teria dificuldades de manter suas dívidas em dia. Depois teve toda a trapalhada do contrato do Habib's que poderia ter sido solucionado com muito menos prejuízo ao Vasco. E esse ano ele se superou, pois alé de fazer contratações de jogadores sem expressão, de nível abaixo do exigido ao time do Vasco, ele ainda me faz o Vasco jogar uma preliminar. O Vasco nunca foi time de jogar preliminar. Meu velho pai quase teve um treco quando viu que o Vasco faria a preliminar do Fluminense, ele sempre falou que em rodada dupla, O Vasco sempre fazia o jogo principal, independente da situação do time.
Dinamite tentará a reeleição, mas só se o Clube como um todo der uma guinada de 180° ele terá chance. Tomara que o novo presidente não assuma o Vasco na mesma condição que o Dinamite pegou: com um time fraco, com jogadores medianos e com probabilidade de ser rebaixado para a série B novamente.